Posted on

Em matéria publicada no portal RJ1, moradores da capital reclamam do gosto da água oferecida pela companhia de saneamento

Em relação a este caso, a Cedae informou que, de acordo com o protocolo de qualidade de água, funcionários estão fazendo novas coletas e análises complementares para saber se há alguma alteração no abastecimento desses bairros.

? Garçom me vê uma água aí por favor!

O calor está aí e muitas vezes é inevitável dar aquela paradinha em um bar ou lanchonete para pedir aquele copo d’água salvador. Aqui no Rio, uma lei estadual, a 7.047/15, obriga bares, restaurantes e estabelecimentos similares a servirem água filtrada aos clientes gratuitamente.

? É lei: água filtrada em bares e restaurantes no RJ

A lei, que completa cinco anos, não foi aceita sem resistência. Dois anos depois de entrar em vigor, a Associação Nacional de Restaurantes entrou com um recurso para derrubá-la. A Justiça negou e manteve a obrigatoriedade, o não cumprimento pode gerar  multa de R$ 542 entre outras penalidades. Apesar da lei, muitos consumidores se sentem desconfortáveis, com receio à reação dos atendentes e, principalmente, à procedência da água. 

? Certifique-se de onde vem a água que você está bebendo

Muitos consumidores só pedem a “água da casa” em bares e restaurantes que confiam na higiene. Vimos há pouco tempo os malefícios para a saúde de uma água impura e o cidadão está ciente desses riscos quando opta por matar a sede sem pagar. 

A lei também dá respaldo a quem acredita estar bebendo água contaminada. Caso haja desconfiança, o cliente pode pedir para ir até a cozinha e ver de onde foi retirada a água que lhe foi servida.

Entre os bairros afetados estão: 

  • Campo Grande;
  • Ricardo de Albuquerque;
  • Deodoro, Santa Cruz; 
  • Guaratiba; 
  • Jacarepaguá; 
  • Costa Barros; 
  • Anchieta.

? Como preparar seu estabelecimento

Se você tem um bar ou restaurante, investir em um purificador de água, além de melhorar o atendimento aos clientes, vai lhe ajudar a cumprir a lei oferecendo uma água de qualidade a todos. Apostando no uso dos purificadores, você terá benefícios como: 

Qualidade da água – o purificador retira eventuais impurezas, excesso de cloro ou contaminações feitas pelo encanamento. 

Eficiência para gelar a água – o purificador tem capacidade de refrigerar a água, evitando a necessidade de encher garrafas e esperar gelar (economia de espaço e energia).

CONCLUSÃO

Com os últimos dados sobre água aqui no Rio, é preciso tomar cuidado com a procedência. A maneira mais eficaz e barata é ter um bom filtro, por isso é importante fiscalizar se os estabelecimentos estão dentro das normas. Para você, seja comerciante ou consumidor final, nós da Aquarius podemos te ajudar a adquirir purificadores com certificação, garantindo a qualidade da água. 

GARANTA ÁGUA PURA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *