Posted on

A água é essencial para a nossa sobrevivência. Afinal, ela é fundamental para o transporte de substâncias (oxigênio, sais minerais) no organismo, proporcionando os nutrientes necessários para as células e ajudando na eliminação de substâncias.

Entretanto, infelizmente, a água de qualidade, potável e com o saneamento adequado não é realidade para todos os brasileiros. Isso é extremamente prejudicial para a saúde, pois o consumo de uma água poluída pode acarretar sérios problemas de saúde — inclusive, pode levar o paciente a óbito.

Dessa maneira, hoje trouxemos algumas doenças de veiculação hídrica para você ficar atento. Vamos conhecer quais são elas? Continue conosco!

1. AMEBÍASE

A amebíase é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Entamoeba histolytica cuja transmissão acontece por meio da água e alimentos contaminados. Ela causa dores abdominais e diarreia com sangue e muco. O diagnóstico, realizado por um médico especializado no assunto, combina vermífugos e ingestão de líquidos potáveis e de qualidade para evitar a desidratação.

2. CÓLERA

A cólera é uma infecção do intestino delgado ocasionado pela bactéria Vibrio cholerae. Essa infecção se espalha com a ingestão de alimentos ou água contaminada. Os principais sintomas são: diarreia aquosa profunda, vômito e câimbras nas pernas. O tratamento é realizado pelo médico com a reposição de fluidos e sais perdidos.

3. LEPTOSPIROSE

A leptospirose é uma infecção aguda causada por uma bactéria do gênero Leptospira, transmitida por animais (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos. A doença é ocasionada pelo contato direto da água contaminada pela bactéria. Os principais sintomas são: febre, mal-estar, dor muscular, náuseas, diarreia e desidratação. O diagnóstico consiste em medicamentos e internação hospitalar.

Você viu que existem diversas doenças que podem ser transmitidas pela baixa qualidade da água? Por isso, a solução é comprar um purificador de água que garanta água livre de impurezas, odores e sabores estranhos. Os purificadores Soft têm filtro com carvão ativado, que possui alta capacidade de remover as toxinas, poluentes e todos os processos de purificação química.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *